Transição energética global pode ser acelerada por guerra entre Rússia e Ucrânia

O conflito entre Rússia e Ucrânia pode deixar as fontes de energia renováveis economicamente mais competitivas e, assim, acelerar o processo de transição energética para uma energia mais limpa. A alta do petróleo, resultado direto do conflito, é um dos motivos; a necessidade dos países da Europa Ocidental de reduzir a dependência energética da Rússia é outro fator que conta.

 

Por outro lado, no curto prazo, a guerra da Ucrânia pode apresentar também um risco para a expansão da energia limpa. Isso porque existe um certo receio global sobre a interrupção no fornecimento de petróleo e gás provenientes da Rússia, o que poderia induzir a Europa a aumentar o uso de carvão, que é mais poluente.

 

A expectativa, no entanto, é que a Europa continue se esforçando para cumprir os compromissos assumidos em acordos com a Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir gradualmente as emissões de gases poluentes até 2050, independente dos efeitos da guerra. Os investimentos em energia verde, em alta, também devem ajudar a garantir a transição.

 

A análise é de especialistas ouvidos pelo Valor Econômico.

 

Foto: Deposit Photos

GOSTOU? COMPARTILHE:

E-mail
Facebook
Twitter
WhatsApp