As instituições financeiras ainda estão longe de usarem sua influência para eliminar o desmatamento de seus portfólios. Segundo estudo da Global Canopy, apenas 20% das instituições financeiras e bancos possuem alguma política de combate ao desmatamento na produção de commodities.
A Global Canopy monitora os compromissos financeiros do setor e acaba de divulgar uma revisão básica da ação sobre o desmatamento de 557 instituições financeiras que assumiram compromissos climáticos significativos, incluindo as instituições financeiras Race to Zero e GFANZ. A iniciativa já informou que vai realizar uma avaliação completa e classificação do progresso dessas instituições financeiras entre 2023 e 2035.
“Uma grande mudança na abordagem e liderança é necessária em todo o setor financeiro para que o desmatamento causado por commodities seja eliminado até 2025, de acordo com os compromissos assumidos na COP26. As ferramentas estão disponíveis e algumas instituições financeiras estão mostrando o que é possível”, destaca a Global Canopy.
Mais detalhes e o relatório completo, em inglês, aqui.
foto: depositphotos