Banco Central da Europa anuncia transição de carteira de títulos de 350 bilhões de euros

O Banco Central da Europa (European Central Bank -ECB) anunciou, nesta segunda-feira (04), uma série de medidas para incorporar as mudanças climáticas em sua estrutura de política monetária, incluindo ações para descarbonizar seu portfólio de títulos corporativos e introduzir requisitos de divulgação relacionados ao clima. A transição conta com uma carteira avaliada em 350 bilhões de euros.

 

Segundo o comunicado do ECB, as novas medidas visam reduzir o risco financeiro para o balanço do Eurosistema relacionado com as alterações climáticas, em linha com o objetivo primordial de manutenção da estabilidade de preços. Além disso, as ações visam estimular a transparência e apoiar a transição para uma economia verde.

 

O banco central pretende fazer a transição da carteira de obrigações corporativas do Eurosistema, de cerca de 350 mil milhões de euros, para emitentes com melhor desempenho climático, que serão avaliados em termos de emissões de gases com efeito de estufa, metas de redução de carbono e divulgações relacionadas com o clima. O processo será feito de forma gradual, por meio do reinvestimento dos resgates ao longo do tempo. As alterações afetarão também o quadro de garantias do banco, que limitará a percentagem de ativos emitidos por entidades com pegadas de carbono elevadas.

 

Para acessar a matéria da ESG Today na íntegra, clique aqui.

GOSTOU? COMPARTILHE:

E-mail
Facebook
Twitter
WhatsApp