O bilionário e filantropo Bill Gates,levantou US$ 1 bilhão com investidores e doadores para criar um fundo de desenvolvimento de fontes de energia limpa.
O fundo, chamado Breakthrough Energy Catalyst, vai investir em hidrogênio verde, combustível de aviação sustentável, baterias de longa duração e captura de carbono no ar.
A meta é que o fundo chegue a US$ 3 bilhões.
O objetivo do Breakthrough Energy Catalyst é tirar do papel projetos que demandam muito capital e sejam considerados muito arriscado – uma combinação que costuma afugentar investidores tradicionais.
Investiram no fundo empresas como Microsoft, American Airlines, BlackRock e ArcelorMittal. Além do aporte em dinheiro, algumas das empresas aderiram querem garantir demanda para determinados produtos que serão desenvolvidos com apoio do fundo.
“O modelo aqui é o que aconteceu com a energia eólica e solar e com as baterias de íon de lítio”, disse Gates à Bloomberg TV. “Esses produtos tinham preços muito altos em comparação com as técnicas convencionais e, felizmente, a Alemanha e o Japão e outros compradores financiaram o aumento de escala.” Segundo Gates, o hidrogênio verde e o combustível de aviação sustentável estão avançados o bastante para chegar a preços competitivos dentro de três a quatro anos.
As informações são do Capital Reset. O texto completo pode ser lido aqui.