“Brasil tem a energia eólica mais barata do mundo”, diz Al Gore

Al Gore ressalta vocação do Brasil na economia verde. Convergência pelo Brasil.

Em evento on-line promovido pelo jornal Valor Econômico e pelo banco Santander, Al Gore, um dos mais influentes ambientalistas do mundo, ressaltou a vocação do Brasil na economia verde. O ex-presidente americano destacou as vantagens comparativas do país na geração de energia solar e eólica. Segundo o ex-vice-presidente americano, o Brasil tem capacidade para gerar toda energia que consome com energia solar em menos de 0,8% da área total.

 

Sobre energia eólica, afirmou: “Hoje o Brasil tem a energia eólica mais barata do mundo: R$ 1,07 por quilowatt/hora. É impressionante”. “Desde que o Acordo de Paris foi assinado, em 2015, a capacidade da energia eólica no país dobrou. O custo de construir uma usina eólica no Brasil já é menor do que o de continuar a operar uma usina de carvão ou petróleo”.

 

Gore afirmou que os investidores que continuarem apostando em combustíveis fósseis vão perder dinheiro. Segundo o ambientalista, investimentos em combustíveis fósseis já são os de pior rendimento da economia dos últimos anos. A situação vai piorar. Para o mundo cumprir as metas de redução de emissões carbono, o consumo de combustíveis fósseis vai diminuir – e ativos em combustíveis fósseis não poderão ser queimados. O resultado: ativos perdendo valor.

 

“Estamos diante do risco de uma bolha global de carbono, como a das (hipotecas) subprime, sendo que US$ 22 trilhões de ativos de carbono de segunda linha já estão sendo lançados nos balanços das empresas multinacionais e nos fundos soberanos, mas jamais serão queimados”, afirmou.

 

As informações são do Valor Econômico.

GOSTOU? COMPARTILHE:

E-mail
Facebook
Twitter
WhatsApp