Brasil soma mais de R$1 bilhão em investimentos de impacto

 

O Brasil investiu, só em 2020, pelo menos R$ 1 bilhão em negócios de impacto. É o que diz uma pesquisa divulgada esta semana pela Aspen Networks Development Entrepreneurs (Ande), que ouviu 47 gestores dos quais 38 tinham ativos sob gestão em negócios dessa modalidade no Brasil.

 

O levantamento é referente a 2020, mas o relatório da Ande sugere que o ano de 2021 também tenha sido de crescimento (cerca de 38%) e sinaliza um crescente interesse do setor por esse tipo de negócio, com um aumento consistente tanto nos valores investidos quanto no número de transações. “O entendimento do que é – e do que não é – investimento de impacto ainda está evoluindo no mundo e também no Brasil. Mas todos os sinais apurados pelo levantamento são positivos”, afirmou Cecília Zanotti, responsável pelo capítulo brasileiro da Ande.

 

Um dos avanços destacados pelo estudo é o aumento da medição de impacto por parte de quem investe no Brasil, pelo menos três quartos, enquanto no relatório anterior pouco mais da metade dos gestores faziam esse tipo de acompanhamento minucioso, prática muito mais comum fora do país. 

 

Igualdade de gênero, racial e diversidade também foram métricas avaliadas e os resultados mostraram que muitos gestores ainda não têm dados suficientes sobre isso em seus conselhos de administração, o que evidencia a desigualdade observada. Mais de 50% dos gestores ainda não levam essas informações em conta em suas análises.

 

A questão ambiental também foi avaliada no estudo, com uma pergunta sobre como os gestores contabilizavam fatores como os riscos da mudança climática e as emissões de seus portfólios. Somente 1 em cada 10 fazem essa gestão por aqui.

 

A pesquisa convidou 202 gestores a responder voluntariamente, pretende funcionar como uma indicação de como está o mercado e também mostrou que um dos maiores desafios para que o segmento de negócios de impacto cresça no Brasil é acessar mais fontes de recursos. 

 

As informações são do Capital Reset.

 

Imagem: Pixabay

GOSTOU? COMPARTILHE:

E-mail
Facebook
Twitter
WhatsApp