Califórnia proíbe venda de novos veículos movidos a gasolina até 2035

Como parte das medidas para reduzir as emissões de poluentes para tentar conter o avanço das mudanças climáticas, o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, acaba de proibir a venda de novos veículos movidos a gasolina. O plano, votado nesta quinta-feira (25/8), prevê eliminar gradualmente a venda desses carros e proibi-la até 2035.

 

A Califórnia  é o maior mercado automobilístico dos Estados Unidos e a medida está sendo aclamada como um exemplo, que pode ser seguido por outros estados, já que se trata de uma das regulamentações mais rigorosas já aprovadas nesse sentido. 

 

“Este é um momento histórico para a Califórnia, para nossos estados parceiros e para o mundo, pois estabelecemos esse caminho em direção a um futuro de emissão zero”, afirmou Liane Randolph, presidente do California Air Resources Board (Carb). “Isso é monumental”, disse Daniel Sperling, membro da Carb, à CNN. “Esta é a coisa mais importante que Carb fez nos últimos 30 anos. Não apenas para a Califórnia, mas para o país e o mundo.”

 

Segundo a nova norma, que vale para carros de passeio, caminhões e SUV, os veículos usados poderão continuar sendo dirigidos após 2035, mas nenhum novo será vendido no estado. Ambientalistas elogiaram a medida, mas pediram às autoridades que garantam que o preço dos veículos seja acessível, assim como o aumento das estações de recarga públicas.

 

“Dado seus problemas únicos de poluição do ar e os riscos para os moradores de incêndios florestais causados ​​pelo clima, a Califórnia precisa desesperadamente dessas regras para reduzir a poluição do tubo de escape”, afirmou Kathy Harris, defensora de veículos limpos do Conselho de Defesa de Recursos Naturais. “Mas este não pode ser o passo final: os líderes estaduais devem aproveitar essa ação para que as comunidades tradicionalmente marginalizadas se beneficiem da transição para veículos limpos”, completou.

 

As informações são do The Guardian.

 

imagem: depositphotos

GOSTOU? COMPARTILHE:

E-mail
Facebook
Twitter
WhatsApp