Capacidade de abastecimento de casas por energia solar aumenta 2.000% no Brasil

Apesar de o Brasil ainda ser muito dependente de hidrelétricas —  cerca de 85% de nossa energia vem delas —, o Brasil é um dos países com uma das matrizes energéticas renováveis mais abundantes de todo o mundo. Um dos maiores crescimentos está na instalação de painéis solares: alta de 2.000% em três anos. No mesmo período, o número de usinas solares também aumentou 200%.

 

Segundo dados apresentados pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Paulo César Domingues, hoje o Brasil já tem 10 gigawatts de capacidade instalada, o que equivale a cerca de 70% da energia que pode ser gerada em Itaipu.

 

Ainda de acordo com as informações do MME, pelo menos 48% da nossa energia já vem de fontes renováveis, enquanto a média mundial fica perto dos 14%. A fonte eólica é outra que vem crescendo nos últimos anos e conta com cerca de 700 usinas em todo o território nacional, respondendo por mais de 10% da nossa matriz atual.

 

As informações são do Um Só Planeta. A entrevista completa do secretário foi ao ar no Brasil em Pauta deste domingo. Os biocombustíveis também foram assunto na conversa.

GOSTOU? COMPARTILHE:

E-mail
Facebook
Twitter
WhatsApp