Circulação oceânica pode entrar em colapso nas próximas décadas, pesquisadores alertam

Cientistas que estudam os oceanos afirmam há algum tempo que o aquecimento global pode causar uma ruptura na circulação oceânica abissal no Atlântico Norte no próximo século. Porém novas análises apontam uma preocupação ainda mais urgente: o derretimento de gelo na Antártica pode interromper as correntes no Oceano Sul e provocar um colapso já nas próximas três décadas.

 

O estudo, feito por pesquisadores australianos e norte-americanos, utiliza uma nova e mais detalhada modelagem dos oceanos e alerta para os profundos impactos que a mudança na circulação oceânica vão causar sobre o clima global. “A circulação oceânica abissal é um componente chave da circulação meridional global, ciclando calor, carbono, oxigênio e nutrientes em todo o oceano mundial”, explicam os pesquisadores.

 

Especialistas em ecologia marinha estão especialmente preocupados com o impacto na circulação de nutrientes no oceano, já que, atualmente, eles caem nas profundezas, mas são trazidos de volta à superfície pela circulação de corrente. Com esses nutrientes acumulados no fundo do oceano, poderia faltar o sustento das criaturas que vivem na superfície, o que causaria o colapso de ecossistemas marinhos com o passar do tempo.

 

Saiba mais em reportagem do Yale Environment 360. 

 

Foto: depositphotos

GOSTOU? COMPARTILHE:

E-mail
Facebook
Twitter
WhatsApp