O Citi, uma das maiores empresas do ramo de serviços financeiros do mundo, anunciou nesta quinta-feira (20.01) a definição de metas de redução de emissões para setores-chave e se comprometeu a trabalhar com clientes na transição do Net Zero.
As metas foram publicadas no relatório anual da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD) do Citi, juntamente com detalhes que descrevem o progresso da empresa na incorporação de riscos climáticos e identificação de oportunidades em sua estratégia de negócios e esforços de divulgação.
O Citi se comprometeu a atingir uma redução absoluta de emissões de 29% em seu portfólio de energia e uma redução de 63% na intensidade de emissões nos setores de energia não renováveis. As reduções de emissões financiadas nos setores de energia fazem parte do plano do banco para atingir sua meta de financiamento líquido zero de gases de efeito estufa (GEE) em 2050.
O relatório do TCFD inclui uma carta da CEO do Citi, Jane Fraser, destacando alguns dos principais aspectos da estratégia climática e financeira sustentável do banco, prometendo apoiar clientes em suas transições para o líquido zero e financiar soluções de energia limpa. Na carta, o CEO afirma que a instituição trabalhará com todos os clientes, incluindo os do setor de combustíveis fósseis, para desenvolver planos confiáveis de transição líquida zero, incentivando a retirada responsável de ativos em vez de desinvestimento. A carta reforça que o objetivo é envolver ativamente todos clientes em todos os setores relevantes para mapear quais são caminhos de descarbonização.
O documento também enfatiza a importância de garantir que o banco apoie uma transição responsável, levando em consideração os diferentes estágios de desenvolvimento em várias regiões do mundo e as necessidades globais de energia, particularmente em países em desenvolvimento com acesso limitado para evitar impactos sociais negativos ou agravar as desigualdades.
Com informações da ESGTODAY, onde também é possível baixar o relatório TCFD do Citi. –