O mundo não está no caminho certo para atingir as metas florestais para reverter e zerar o desmatamento até 2030, um dos objetivos do Acordo de Paris. A conclusão é de um novo relatório, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e lançado pela ONU durante a COP27, que está acontecendo em Sharm el-Sheikh, no Egito.
“O relatório ‘Fazendo o bem no Pacto Climático de Glasgow’ conclui que os atuais compromissos públicos e privados de investir nas reduções de emissões são apenas 24% da meta do marco. Apenas cerca de metade desses compromissos foram concretizados por meio de acordos de redução de emissões assinados e nenhum dos financiamentos para esses compromissos ainda foi desembolsado”, resumiu a ONU News.
O documento também destaca que é preciso aumentar a ação e o financiamento para a mitigação baseada em florestas e que os países com muitas florestas e pouco desmatamento precisam de mais apoio financeiro. “Esses países armazenam 18% do carbono das florestas tropicais em todo o mundo. Mas os atuais mecanismos de financiamento climático florestal não são adequados para recompensar sua conservação histórica e resistir às crescentes pressões para desmatar”.
Judith Walcott, que coordenou o relatório, afirmou ser possível alcançar as metas com ações sérias de incentivo, mas essas devem ser baseadas em “equidade, acesso justo e inclusivo ao financiamento e capacitação”.
As informações são da ONU News.
O relatório completo, em inglês, pode ser acessado aqui.
imagem: depositphotos