Empresas listadas respondem por 40% das emissões de gases

Os investidores têm papel crucial para pressionar as empresas de todos os setores a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Leia em Convergência pelo Brasil.

As empresas de capital aberto são responsáveis por pelo menos 40% das emissões de gases de efeito estufa. A estimativa foi feita pela Generation Asset Management, gestora de Al Gore, e destaca o papel crucial dos investidores e detentores de ações dessas empresas na pressão pela ação climática e para fechar a lacuna de ambições climáticas até 2030, via engajamento ou realocação de capital.

 

Estudos anteriores já apontavam que as companhias listadas em bolsas eram responsáveis por cerca de 15% a 20% das emissões diretas globais. O trabalho da Generation considera também as emissões associadas à cadeia de valor, desde a compra da matéria-prima até o uso do produto pelo consumidor e pelas indústrias, escopo que “representa quase o dobro das emissões diretas, reforçando que o corte das emissões ao longo da cadeia de valor precisa ser uma prioridade tanto para as companhias quanto para os investidores”, segundo a Capital Reset.

 

Para a Generation, focar o engajamento apenas nos grandes emissores de carbono, como vem sendo feito por muitos investidores, não é suficiente. “Nossa análise sugere que a importância coletiva de 10 mil empresas listadas globalmente tem sido subestimada. Com os incentivos corretos, essas companhias podem atacar as reduções de emissões de todos os ângulos e destravar potencial para inovação e colaboração”.

 

Foram analisados dados de 9225 empresas que fazem parte do índice MSCI ACWI Investable Market Index (IMI), que inclui companhias de 23 mercados desenvolvidos e 27 mercados emergentes e representa cerca de 99% do valor de mercado global. A Generation acredita que novas análises devem destacar ainda mais a relevância das empresas listadas, porque ainda existem algumas lacunas nos dados disponíveis. O mais importante, segundo a gestora, é que “a responsabilidade pelas emissões deve ser compartilhada, mais que compartimentada”.

As informações são do Capital Reset.

GOSTOU? COMPARTILHE:

E-mail
Facebook
Twitter
WhatsApp