Convergência pelo Clima: como reduzir a poluição provocada por resíduos plásticos

Estudo mostra que boas práticas podem reduzir poluição de resíduos plásticos em até 78% em 2040

Quinze de março é o Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores. O tema da ação deste ano é: como combater a poluição provocada pelo plástico.

 

Estudos científicos mostram que cerca de 700 espécies marítimas e 50 de água doce sofrem com a poluição provocada pelo plástico, seja ingerindo resíduos plásticos ou ficando presos em garrafas, por exemplo. Também há relatos de espécies terrestres que ingerem o lixo plástico.

 

No caso do ser humano, os resíduos plásticos afetam a estética das praias, bloqueiam sistemas de drenagem e são vetor de doenças. O impacto financeiro nos setores de turismo, pesca e transportes chega a US$ 13 bilhões por ano.

 

Micro plásticos também são encontrados em alimentos consumidos por nós. Por fim, a produção de plástico está entre as maiores fontes de emissões de gases do efeito-estufa.

 

Um estudo divulgado em setembro do ano passado por vários pesquisadores chamado “Avaliando cenários para a poluição zero de plástico” estimou a eficácia das ações para a redução do consumo de plástico. A implementação de todas as intervenções pode reduzir a poluição de plásticos em até 78% em 2040.

 

Mesmo com uma ação imediata, 710 milhões de toneladas métricas de resíduos plásticos já entraram nos ecossistemas aquáticos e terrestres. Para evitar acúmulo massivo de plástico no meio ambiente, os autores do estudo recomendam uma ação global coordenada para redução do consumo de plástico, aumento das taxas de reuso, coleta de lixo e reciclagem, além do aumento na inovação na cadeia de valor do plástico.

 

O estudo completo pode ser acessado aqui.

 

Um outro estudo sobre o tema, produzido pelo Pew, pode ser acessado aqui.

GOSTOU? COMPARTILHE:

Compartilhar no email
E-mail
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp