O consumo médio de café, chocolate, carne bovina, óleo de palma e outras commodities de um morador de um país rico leva à derrubada de quatro árvores todos os anos

Hábitos alimentares em países ricos levam à derrubada de quatro árvores por ano por pessoa

O consumo médio de café, chocolate, carne bovina, óleo de palma e outras commodities de um morador de um país rico leva à derrubada média de quatro árvores por pessoa todos os anos. Boa parte delas em florestas tropicais de países como Brasil, Indonésia, Gana e Costa do Marfim. A destruição de florestas é um efeito do aumento da área de cultivo dessas commodities.

 

A conclusão é de um estudo recém divulgado na Nature Ecology and Evolution (leia aqui).

 

Os pesquisadores cruzaram mapas de alta resolução que mostram o desmatamento global com dados de comércio internacional de 15 mil setores industriais entre 2001 e 2015. Isso permitiu os pesquisadores relacionar a destruição de florestas com o consumo nos países do G7, Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália.

 

Alguns exemplos: a pesquisa mostrou que o consumo de chocolate na Alemanha e no Reino Unido tem papel importante na derrubada de florestas na Costa do Marfim e Gana; a demanda de soja e carne da Europa e Estados Unidos provoca deflorestação no Brasil.

 

As informações são do The Guardian.

GOSTOU? COMPARTILHE:

Compartilhar no email
E-mail
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp