A iniciativa Investidores pelo Clima (IPC) anuncia o lançamento da versão 2.0 da ferramenta para cálculo de emissões financiadas em parceria com a DEEP. Com essa atualização, investidores brasileiros terão acesso a dados de melhor qualidade sobre as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de empresas listadas.
A ferramenta é gratuita e facilita a operacionalização da metodologia da Partnership for Carbon Accounting Financials (PCAF), contribuindo com a transição para uma economia de baixo carbono e permitindo que instituições financeiras tenham acesso a uma primeira estimativa do risco climático de suas carteiras de investimentos.
O Investidores pelo Clima (IPC) é uma iniciativa da NINT com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). O movimento teve seu início em outubro de 2019 e hoje é formado por um grupo plural de investidores profissionais brasileiros que somam mais de R$ 2,5 trilhões em ativos sob gestão.
“A ferramenta é um marco importante para que investidores avancem em suas análises e planejamento climático. A parceria com a DEEP é estratégica para o IPC, fortalecendo nossa missão de fomento ao mercado a partir da oferta de dados mais qualificados para a análise de portfólios”, destaca Marina Briant, Gerente de Programas da NINT.
“Consideramos fundamental o trabalho do IPC no sentido de conscientizar e envolver os investidores nesse esforço global de mensuração do impacto do mercado financeiro no combate às mudanças climáticas”, afirma Arthur Covatti, CEO e co-fundador da DEEP.
A partir da ferramenta, investidores podem iniciar a avaliação da pegada de carbono de seus portfólios (tCO2eq/R$) — primeiro passo para que sejam traçadas metas de redução e neutralização das emissões financiadas. Nesse sentido, a ferramenta subsidia a tomada de decisão a facilita a descarbonização dos portfólios.
A ferramenta pode ser acessada aqui.
Foto: depositphotos