As novas gerações de brasileiros se preocupam mais com questões ambientais e buscam trabalhos relacionados com a economia verde. De acordo com um novo estudo global, divulgado pela consultoria Accenture, 88% querem ter um emprego na área e, desses, 60% acreditam que vão encontrar trabalho em empresas alinhadas com essa preocupação nos próximos 10 anos.
A pesquisa ouviu quase 30 mil jovens com idades entre 15 e 39 anos em vários países e revelou que o Brasil apresenta mais jovens interessados em economia verde, na comparação com outros países. A média europeia, por exemplo, foi de 57%.
“Em todo o mundo, muitos não apenas aspiram a se juntar à economia verde, mas também acreditam que terão sucesso dentro de 10 anos — ou até em cinco. Comparando os resultados, jovens no Brasil estão tão confiantes em sua habilidade para obter um emprego ou construir uma carreira estável na economia verde quanto seus pares em outras regiões”, diz a pesquisa.
A Accenture também deu recomendações para as empresas que buscam atrair e reter novos talentos. Entre eles, ajustar políticas internas mostrando que estão engajadas na causa, diminuindo emissões, por exemplo. Além disso, recomenda que as corporações criem postos de trabalho que foquem especificamente na economia verde, criando cargos inovadores e interdisciplinares.
As informações são do Um Só Planeta, com Época Negócios.