Lacunas no sistema podem permitir que madeira ilegal adquira caráter legal, diz estudo

No Brasil, o transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais nativos deve ser registrado no sistema Documento de Origem Florestal. No entanto, o coeficiente de rendimento volumétrico (CRV), ferramenta oficial de apoio para a redução da venda de produtos florestais obtidos ilegalmente, ainda apresenta resultados modestos no cumprimento de seus objetivos. 

 

Um estudo, feito por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), concluiu que lacunas no sistema podem estar permitindo que madeira ilegal adquira caráter legal. O trabalho avaliou uma serraria em escala empresarial, a fim de confirmar se o CRV corresponde aos 35% estabelecidos pela legislação brasileira. O resultado mostra que o índice foi inferior ao previsto na Resolução CONAMA 474/2016, que regula a atividade. 

 

“Com base nesses resultados, a diferença entre o rendimento observado e o proposto pela legislação pode gerar um acúmulo de créditos em toras virtuais. Com esse acúmulo, os gestores enfrentam dificuldades para adquirir novas licenças de exploração e, consequentemente, não atendem à real demanda por toras da capacidade instalada de sua serraria”, diz o resumo do trabalho. 

 

Os pesquisadores sugerem que um estudo técnico específico para cada indústria poderia evitar fraudes, bem como aprimoramento de técnicas e maiores investimentos em pesquisa e tecnologia.

 

Acesse o estudo completo na Scielo.

 

Foto: depositphotos

GOSTOU? COMPARTILHE:

E-mail
Facebook
Twitter
WhatsApp