Um novo relatório, que acaba de ser divulgado pela ICBC Go Clean Coalition, mostra que o ICBC – o maior banco do mundo – está aumentando maciçamente seu financiamento para energia suja enquanto estagnou seus recursos para renováveis nos últimos 4 anos.
O relatório traz dados alarmantes sobre as tendências de investimento do Industrial and Commercial Bank of China (ICBC) em combustíveis fósseis e energia renovável de 2016 a meados de 2022. Os dados são ainda mais relevantes porque o ICBC está ganhando espaço na América Latina, pelo número de empréstimos na região.
Entre outros pontos, o relatório destaca que 14% (USD 17 bilhões) do financiamento do ICBC foi direcionado para energias renováveis, sendo o banco que mais investiu neste setor, numa amostra de 15 bancos. Mesmo assim, esse investimento ainda está muito longe do que é necessário para atingir a meta de zero emissões ainda foram para combustíveis fósseis.
Segundo o trabalho, enquanto o investimento do ICBC em combustíveis fósseis aumentou maciçamente nos últimos anos, o aporte para renováveis parece ter se estabilizado ou mesmo começado a declinar. Em 2022, o ICBC investiu pelo menos 4 vezes mais em combustíveis fósseis do que em energia renovável.
As informações são de relatório da ICBC Go Clean Coalition, uma coalizão global de organizações que exigem que o ICBC mude todo o financiamento de energia do carvão sujo para a energia solar e eólica limpa.
Saiba mais e confira o relatório completo aqui.
foto: depositphotos