O Massachusetts Institute of Technology (MIT) lançou um plano com diversas frentes para atuar contra a mudança climática. Intitulado “Fast Forward: MIT’s Climate Action Plan for the Decade” (Avanço Rápido: Plano de Ação Climática do MIT para a Década, em tradução livre), o documento lista ações para o desenvolvimento de novas tecnologias, políticas baseadas em evidências científicas, programas para incentivar pesquisas para conter o aquecimento global e para educação da população a respeito do tema.
Em uma carta anunciando o plano, o presidente do MIT, L. Rafael Reif, e outros acadêmicos, afirmaram que a humanidade precisa encontrar formas acessíveis para que todos os setores da economia global atinjam emissões líquidas de zero carbono até 2050. “Devemos ir ao mais longe possível, o mais rápido possível, com as ferramentas e métodos que temos agora”, escreveram. Eles ressaltam que é preciso ir além. Serão necessários investimentos significativos para inventar novas ferramentas, incluindo avanços tecnológicos, iniciativas políticas e estratégias eficazes para a educação e comunicação sobre as mudanças climáticas.
O plano foca em cinco áreas de atuação: estímulo à inovação; educação das gerações futuras; impulsionamento da ação governamental; redução da pegada de carbono do próprio MIT; e unificação de todas as ações do MIT a respeito do tema.
Os princípios do plano são:
- – A centralidade da ciência na compreensão da dinâmica do aquecimento global e seus efeitos;
- – A necessidade de inovar e escalar, exigindo que novas ideias sejam rapidamente transformadas em soluções práticas;
- – O imperativo da justiça, uma vez que muitos dos que serão mais afetados pelas alterações climáticas estão entre os que têm menos recursos para a adaptação;
- – A necessidade de engajamento amplo, envolvendo governo, indústria e sociedade como um todo, refletindo o fato de que a descarbonização da economia mundial exigirá o trabalho com líderes de todos os sectores;
- – O poder de coordenação, enfatizando a necessidade de que as diversas partes da investigação, educação e divulgação do Instituto tenham estruturas claras para a tomada de decisões, ação e responsabilidade.
As informações completas podem ser acessadas no MIT News.
O plano completo pode ser acessado aqui.