Os esforços globais para conter o avanço das mudanças climáticas precisam ser, pelo menos, sete vezes maiores até 2030 para alcançar as metas do Acordo de Paris, de 2015. A avaliação é do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, que, após a divulgação de novo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), afirmou que o mundo “vai na direção errada” e tem agido de forma “vergonhosa”.
Guterres lembrou que os últimos sete anos foram os mais quentes já registrados na história e alertou que a ocorrência de eventos extremos que o planeta já está experimentando tende a aumentar e são o preço que estamos pagando por construir uma economia tão dependente de combustíveis fósseis. Ele apresentou dados que mostram que o número de desastres climáticos aumentou cinco nos últimos 50 anos e as perdas diárias já podem superar US$ 200 milhões.
O documento mostra que as concentrações de gases de efeito estufa continuam batendo recordes e que, após uma breve queda, as emissões de combustíveis fósseis estão agora acima dos níveis pré-pandêmicos. O relatório alerta que há uma chance de 48% de que a temperatura média anual seja temporariamente 1,5°C superior à média de 1850 a 1900. Também que as cidades são responsáveis por 70% das emissões humanas e devem sofrer ainda mais com os impactos, especialmente as populações mais vulneráveis.
Petteri Taalas, secretário-geral da OMM, lembrou que os avanços na ciência do clima a tornam cada vez mais capaz de mostrar o quanto os eventos extremos estão se tornando mais prováveis e intensos, destacando a importância dos alertas precoces para a construção de resiliência climática.
Para Guterres, os resultados do relatório nos lembram que “a construção de resiliência é a metade negligenciada da equação climática” e reforça que os países desenvolvidos precisam levar mais a sério os seus compromissos. Segundo ele, as necessidades de financiamento de adaptação devem crescer para pelo menos US$ 300 bilhões por ano até 2030.
As informações são da agência de notícias da ONU.
Foto: Depositphotos