Nível do mar da China voltou a subir em 2021, diz novo estudo

O aumento da temperatura da água e o derretimento das geleiras polares fez com que o nível do mar da China subisse, em 2021, 84 milímetros, mais que a média no período de 1993 a 2011, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento Ambiental Marinho. O alerta foi feito por um relatório do governo da China, que chamou a atenção para a relação do evento com as mudanças climáticas e o impacto que o fato pode ter sobre o desenvolvimento das regiões costeiras.

 


O relatório também reforçou a importância de que as autoridades melhorem o monitoramento e reforcem os esforços de prevenção aos desastres, como inundações e marés de sal.

 

O nível do mar costeiro ao redor da China tem aumentado, anualmente, em média 3,4 milímetros desde 1980, acima da taxa global no período. As temperaturas das águas costeiras na região também estão entre as maiores do planeta. “No ano passado, o Ministério do Meio Ambiente previu um aumento de mais 55 mm a 170 mm nos níveis costeiros de água durante os próximos 30 anos, o que exigiria um maior esforço da China para proteger seu litoral”, informou a  Reuters.

 

Imagem: depositphotos

GOSTOU? COMPARTILHE:

E-mail
Facebook
Twitter
WhatsApp