No Brasil, Alok Sharma lança aliança de bancos, financiadores e seguradoras para um futuro carbono zero

Nesta segunda-feira (28/3), durante visita ao Brasil, o presidente da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), Alok Sharma, lançou nacionalmente a Aliança Financeira de Glasgow para Zero Emissões Líquidas (GFANZ, na sigla em inglês), uma aliança global que reúne iniciativas financeiras de todo o mundo comprometidas com a meta de zero emissões líquidas de carbono.

Para o evento, Alok Sharma recebeu representantes da campanha Race to Zero (Corrida Para Zerar as Emissões Líquidas), além de líderes de ações climáticas de instituições públicas e privadas. Durante o encontro, ele destacou a importância de que o setor financeiro assuma mais compromissos rumo a uma economia de baixo carbono e celebrou os avanços no desenvolvimento e implementação dos compromissos firmados no último ano.

“Em novembro, estávamos em uma época difícil, geopoliticamente falando, e mesmo assim conseguimos que praticamente 200 países, incluindo o Brasil, acordassem com o que eu considero um acordo histórico em Glasgow. E a razão pela qual todos se uniram foi por consideraram que era algo de seu extremo interesse. Podemos ver o impacto de um clima em mudança na produção de alimentos, na segurança hídrica, no bem-estar de todo mundo. Fico muito grato por termos conseguido que o Pacto Climático de Glasgow fosse realizado. E agora queremos ampliar ainda mais nossa ambição, e claro que o Brasil é parte disso”, declarou Alok Sharma.

A GFANZ reúne mais de 160 empresas com ativos de US$ 70 trilhões e trabalha para mobilizar os recursos necessários para construir uma economia global de emissões zero e cumprir as metas do Acordo de Paris. “Todas as iniciativas GFANZ exigirão que os signatários estabeleçam metas interinas e de longo prazo para atingir emissões líquidas zero até 2050, de acordo com os critérios da campanha da ONU. Essas metas serão complementadas por metas de curto prazo e planos de ação determinados pelos membros. As diretrizes foram desenvolvidas pelos bancos no Compromisso Coletivo de Ação Climática, um grupo de liderança sob os Princípios para Bancos Responsáveis da Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)”, explicou o Um Só Planeta.

 

Foto: UKinUSA from Washington, D.C., USA

GOSTOU? COMPARTILHE:

E-mail
Facebook
Twitter
WhatsApp