Oceanos estão mais quentes, altos e ácidos, alerta relatório

Os oceanos do mundo registraram seus níveis mais quentes, altos e ácidos em 2021, segundo novo alerta da Organização Meteorológica Mundial (OMM). A organização já havia alertado em seu relatório anual que o derretimento de camadas de gelo faria o nível do mar chegar a extremos.

 

O relatório segue a linha de outros alertas e da mais recente avaliação climática das Nações Unidas de que precisamos reduzir drasticamente nossas emissões de gases do efeito estufa ou vamos enfrentar mudanças cada vez mais dramáticas. Segundo o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, a pandemia e a guerra têm tirado um pouco o foco das mudanças climáticas, o que é preocupante.

 

Ainda segundo o relatório da OMM, os níveis de dióxido de carbono e metano que aquecem o clima na atmosfera em 2021 superaram os registros anteriores. A temperatura média foi de 1,11 graus Celsius acima da média pré-industrial, se aproximando cada vez mais do limiar de 1,5. “É apenas uma questão de tempo até vermos outro ano mais quente já registrado”, disse Taalas.

 

Esse aumento da temperatura tem efeito direto nos oceanos, que suportam grande parte do peso do aquecimento e das emissões. A estimativa é de que eles absorvam cerca de 90% do calor acumulado da Terra e 23% das emissões de dióxido de carbono.

 

Nos últimos 20 anos, os oceanos aqueceram mais rápido do que a média e a expectativa é que novas altas aconteçam. “Essa mudança provavelmente levaria séculos ou milênios para ser revertida”, observou o relatório. 

 

“O oceano também é agora o mais ácido em pelo menos 26.000 anos à medida que absorve e reage com mais dióxido de carbono na atmosfera. O nível do mar subiu 4,5 cm na última década, com o aumento anual de 2013 a 2021 mais que o dobro do que era de 1993 a 2002”, detalhou a Reuters.

 

imagem: depositphotos

 

GOSTOU? COMPARTILHE:

E-mail
Facebook
Twitter
WhatsApp