Para 56% da população, a preservação ambiental é mais importante que o crescimento da economia. A conclusão é de uma pesquisa do fundo Atlantico, em parceria com a AtlasIntel. Os pesquisadores ouviram 1.178 brasileiros durante o mês de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Segundo uma reportagem publicada no Valor Econômico, o agronegócio está entre as áreas que mais vão precisar se adaptar às novas exigências do mercado, que tem consumidores cada vez mais preocupados com a sustentabilidade em todas as etapas da cadeia produtiva. O setor já tem investido em soluções nesse sentido, tendo a tecnologia como aliada, mas, segundo o estudo, muitas dessas responsabilidades ficam apenas com o agricultor, o que dificulta avanços maiores.
Entre os entrevistados, 38% afirmaram que aceitariam pagar mais caro por produtos ambientalmente sustentáveis e 57% se mostraram dispostos a mudar hábitos para ajudar na mitigação dos efeitos da mudança climática. “O que constatamos é que o consumidor tem demandado e procurado soluções sustentáveis, que ampliem o que é conhecido como uma nova economia verde”, afirmou ao Valor Julio Vasconcellos, fundador do Atlantico.
Os consumidores ouvidos pela pesquisa também demonstraram preocupação com as mudanças climáticas: 38% acreditam que esse seja o principal risco para o futuro da humanidade no planeta.