Após dias de negociação e uma votação que dividiu a opinião política e os governos locais, o Parlamento Europeu aprovou o texto da proposta que proíbe a venda de carros a gasolina, diesel e movidos a combustível até 2035. Foram 339 votos a favor, 249 contra e 24 abstenções.
Cabe agora ao Conselho Europeu realizar sua análise, que será então debatida com a Comissão Européia e o Parlamento Europeu. O projeto faz parte do pacote de reformas climáticas apresentado pela União Europeia em julho de 2021: o “Fit for 55”. A meta é reduzir o total de emissões de CO2 em 55% até 2030, em comparação com 1990, e chegar à neutralidade até 2050.
A discussão deve continuar no encontro do Conselho de Meio Ambiente, em 28 de junho. Esta etapa definirá a posição dos membros da União Europeia nas negociações com as outras duas instituições europeias do bloco. A previsão é de que o processo chegue ao fim até outubro. Se a proposta passar mesmo, essa é uma decisão que pode afetar a indústria automotiva mundial.
Foto: Depositphotos