Pesquisa mostra que 36 países já têm mais árvores do que em 2000

Reino Unido, Ucrânia, China, Índia, Dinamarca, Irlanda e Uruguai estão na lista dos países que têm mais árvores hoje do que nos anos 2000. Uma nova pesquisa da Universidade de Maryland e da ONG World Resources Institute, acaba de revelar que 36 nações do mundo são mais verdes agora do que no ano de 2000.

 

O estudo faz uma comparação de 20 anos, se baseando nas árvores dos anos 2020, porque as recém-plantadas não conseguem ser detectadas pelo mapeamento (os satélites só capturam árvores com mais de 5 metros de altura). Árvores recém-plantadas, incluindo de grandes projetos de reflorestamento realizados nos últimos anos, ainda não aparecem nos satélites.

 

Apesar da boa notícia, não temos muito o que comemorar. Só no século 21, o mundo perdeu mais de 100 milhões de hectares de áreas florestadas. O Brasil lidera, desde 2020, a lista dos países que mais perderam área de floresta, como confirmam todos os mais recentes relatórios sobre o desmatamento na Amazônia. Canadá, Congo e Paraguai também estão entre os países com mais áreas de floresta perdida.

 

Os pesquisadores já estão trabalhando em um novo levantamento baseado neste primeiro, nos quais querem identificar quanto CO2 essas novas árvores realmente capturam e o quanto isso pode, de fato, ajudar no combate às mudanças climáticas.

 

As informações são do Um Só Planeta.

Foto:Depositphotos

GOSTOU? COMPARTILHE:

E-mail
Facebook
Twitter
WhatsApp