Pipeline global de projetos para captura e armazenamento de carbono tem crescimento recorde em 2022

Novo relatório, divulgado pelo think tank Global CCS Institute, mostra que o pipeline de projetos de captura e armazenamento de carbono (CCS) experimentou um crescimento recorde em todo o mundo este ano: um aumento de 44% na capacidade total de captura de carbono, em relação a 2021. No entanto, o trabalho também alerta que os níveis gerais de investimento permanecem baixos para o cumprimento das metas climáticas. A expectativa é que essa capacidade continue aumentando nos próximos anos.

 

Segundo o think tank, o mundo hoje tem 196 instalações comerciais de CCS, em vários estágios de planejamento e desenvolvimento. Desses, 30 já estão em operação e 61 novos foram adicionados ao pipeline em 2022, aumentando a capacidade de captura para  244 milhões de toneladas por ano (Mtpa).

 

“A captura e armazenamento de carbono é o ‘canivete suíço’ da mitigação climática – ele continuará desempenhando papéis múltiplos e únicos na descarbonização da economia global. Muitas indústrias essenciais, como cimento e produção química, não têm outro caminho viável para uma descarbonização profunda além do CCS”, afirmou o CEO do Global CCS Institute, Jarad Daniels.

 

Mais informações, em inglês, no Business Green.

 

foto: depositphotos

GOSTOU? COMPARTILHE:

E-mail
Facebook
Twitter
WhatsApp