Mais da metade da população mundial vive nas cidades e a maior parte está exposta a perigos climáticos significativos que ameaçam o bem-estar das pessoas que nelas vivem. A conclusão é de novo relatório sobre cidades do CDP, organização que detém o maior banco de dados ambientais do mundo.
Com base nas respostas de 998 cidades de todo o mundo ao Questionário de Cidades de 2022 no CDP-ICLEI Track, o CDP estima que quatro em cada cinco cidades (80%) já enfrentam perigos climáticos relacionados a eventos como calor extremo, estiagens e inundações. Dessas, pelo menos um quarto enfrenta um perigo de alto risco que, segundo suas previsões, aumentará em intensidade e em frequência até 2025.
Mas, o estudo também traz uma notícia animadora: 63% de todas as cidades estão adotando ações climáticas centradas nas pessoas, em que elas são levadas em consideração, inclusive nos estágios de avaliação, definição de metas, planejamento e implementação dos projetos de resiliência. Segundo o relatório, esses locais não só têm mais sucesso em suas metas como também sete vezes mais cobenefícios, como melhoria da saúde pública e geração de empregos.
Além dos dados, o relatório traz estudos de caso e chamadas para ação para colocar as pessoas no centro da ação climática. Confira o trabalho, na íntegra, aqui.
foto: depositphotos