Europa já aqueceu mais de 2 graus celsius, diz estudo

A Europa é o continente que está aquecendo mais rápido e já ultrapassou o limite estabelecido pelo Acordo de Paris. A conclusão é de um novo relatório da Organização Meteorológica Mundial e do Serviço Copernicus de Mudanças Climáticas, que afirma que a Europa registrou, em 2022, 2,3°C a mais do que na era pré-industrial. A média geral do planeta como um todo é de 1,2°C, ainda no limite, embora já seja considerado um aumento preocupante.

 

O aumento da temperatura no continente europeu tem alimentado ondas de calor, inundações e incêndios florestais, que tendem a piorar se o aquecimento não for detido. Só no ano passado, mais de 16 mil pessoas morreram por motivos relacionados ao calor. Os danos econômicos causados por eventos climáticos, como tempestades, estão na casa dos US$ 2 bilhões. 

 

Reduzir a dependência de combustíveis fósseis é crucial para mitigar os danos. Felizmente, o continente tem investido em energia renovável, como solar e eólica, que geraram 22% da energia consumida por lá em 2022.

 

As informações são do Yale 360, onde você pode conferir mais detalhes, em inglês.

 

Foto: depositphotos

GOSTOU? COMPARTILHE:

E-mail
Facebook
Twitter
WhatsApp