Cientistas alertam que tempo está se esgotando para geleiras derretendo em montanhas de Uganda

O derretimento das geleiras provocado pelo avanço da mudança climática é uma preocupação global. O que nem todos sabem é que, na África, elas estão derretendo em uma velocidade maior ainda. A perda dos campos de gelo nas montanhas Rwenzori de Uganda, por exemplo, já causa impactos para as comunidades locais e espécies exclusivamente adaptadas.

 

Segundo a Unesco, mais de 80% do gelo das montanhas de Rwenzori já derreteu e, mesmo com as ações de mitigação do aquecimento global, pelo menos um terço dos 50 sítios do Patrimônio Mundial que contêm geleiras desaparecerão até 2050. A previsão inclui as montanhas africanas, mas alguns especialistas acreditam que elas devem desaparecer antes, dentro de uma década. 

 

Cientistas que estudam o bioma alertam que os impactos nesse ecossistema único devem ser devastadores, afetando até dados climáticos históricos. “A perda dessas geleiras é a perda de um componente crítico de um sistema, e não vai voltar em nenhum momento no futuro previsível”, afirmou o líder de uma expedição aos Rwenzoris, James Russell, que  preside o departamento de ciências terrestres, ambientais e planetárias da Brown University. 

 

As informações são de um artigo, em inglês, publicado no E360. O texto também detalha uma das expedições lideradas por Russell. Clique para ler na íntegra.

 

Foto: Flickr

GOSTOU? COMPARTILHE:

E-mail
Facebook
Twitter
WhatsApp