Terceiro maior emissor de carbono, Índia aprova novas metas de combate às mudanças climáticas

Nesta quarta-feira (3/8), o gabinete federal da Índia aprovou novas metas para reduzir as emissões de carbono para mitigar os efeitos da mudança climática no planeta. A aprovação, que acontece com mais de um ano de atraso, é especialmente importante porque o país é o terceiro maior emissor global do poluente e estava sendo cobrado pela comunidade internacional a se posicionar sobre o assunto.

 

As Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) da Índia já haviam sido anunciadas pelo país nas negociações de Glasgow, em 2021, mas só agora foram formalizadas. As NDCs são estabelecidas pelo Acordo de Paris, de 2105, segundo o qual cada nação deve atualizar suas metas, com maior ambição, a cada cinco anos. 

 

No novo compromisso, a Índia diz que vai reduzir suas emissões (em relação ao PIB), em pelo menos 45% nos próximos sete anos, 10% a mais do que na promessa anterior, de 2016. O país também se comprometeu a trabalhar para, até 2030, atender a metade da sua demanda energética com fontes renováveis. Sobre zerar as emissões líquidas, o compromisso foi de mirar o ano de 2070, 20 anos a mais que o recomendado pelos cientistas.

 

“A decisão sobre NDCs aprimorados demonstra o compromisso da Índia no mais alto nível para a dissociação do crescimento econômico das emissões de gases de efeito estufa”, afirmou o governo indiano em comunicado oficial. As novas metas devem ser submetidas à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

 

As informações são da Reuters.

 

imagem: depositphotos

GOSTOU? COMPARTILHE:

E-mail
Facebook
Twitter
WhatsApp